sexta-feira, 9 de abril de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FOLDER

O QUE É LIXO? São restos de atividades humanas consideradas inúteis e que se apresentam em estado sólido ou semi-líquido.

O QUE É COLETA SELETIVA? É uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que podem ser reciclados.

O QUE É RECICLAGEM? É um processo de retomar a sucata em matéria prima e produto final por meio de industrialização ou artesanal.

O Sistema de coleta seletiva está sendo implantado em nossa comunidade, pelos próprios jovens que aqui residem. Mas, para isso, precisamos da sua colaboração, fazendo a separação do lixo de sua residência.
Nosso sistema de coleta funcionará em um dia da semana através dos pontos de coleta , em locais que serão identificados com cartazes instalados em ruas do bairro e teremos também o posto de coleta que funcionará na sede do CEATICA .



Recicláveis


Papel Jornais, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, fotocópias, provas, envelopes, papel de fax, cartazes, rascumhos, aparas de papel.

Metal Lata de óleo, leite em pó, lata de alumínio, outras sucatas de reforma.

VidroRecipientes em geral, garrafas e copos

Plástico Embalagem de refrigerante, embalagem de produtos de limpeza, copinhos descartáveis, embalagem de margarina, canos e tubos, sacos plásticos em geral.



Não-recicláveis


Papel Etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sujos, guardanapos, tocos de cigarro, fotografias

Metal Clips, grampos, esponjas de aço, canos.

Vidro Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de TV.

Plástico Cabo de panela, tomadas, embalagem de biscoito, misturas de papel, plásticos e metais.

O que significa a numeração do símbolo seguinte:

Existem diversos tipos de plásticos que são classificados pela numeração de 1 a 7 que irá aparecer em símbolos como esse exemplo:

1 PET
2 PEAD
3 PVC
4 PEBD
5 PP
6 PS
7 Outros

1 = PET - Polietileno Tereftalato, usado em garrafas de refrigerantes.
2 = PEAD - Polietileno de Alta Densidade, consumido por fabricantes de engradados de bebidas, baldes, tambores, autopeças e outros produtos.
3 = PVC - Policloreto de Vinila, comum em tubos e conexões e garrafas para água mineral e detergentes líquidos.
4 = PEBD - Polietileno de Baixa Densidade, utilizado na fabricação de embalagens de alimentos. Ex.; sacos de arroz ou feijão.
5 = PP - Polipropileno, que compõe embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, utilidades domésticas, entre outros.
6 = PS - Poliestireno, utilizado na fabricação de eletrodomésticos e copos descartáveis.
7 = Outros

Nenhum comentário: